3 de julho de 2014

No dia 1º de julho, os alunos dos 8º e 9º anos da UMEF Darcy Ribeiro, em Vila Velha/ES, aprenderam as funções do Judiciário, conheceram os direitos do trabalhador e descobriram a importância do artigo 5º da Constituição Federal. Foi realizada uma palestra apresentada pela equipe do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Anamatra realizada no Espírito Santo pela Amatra 17 (ES) com o apoio do TRT-ES e MPT-ES.  

A juíza do TRT-ES Suzane Schulz Ribeiro e a desembargadora aposentada Maria Francisca Lacerda foram até a escola, no bairro Morada da Barra, na região de Terra Vermelha, apresentar o programa e distribuir o material didático. Cada estudante ganhou um exemplar da Cartilha do Trabalho Saudável e Seguro e uma bolsa contendo um livro muito especial: a Constituição de 88. A visita da equipe do TJC contou com apoio da diretora da escola, Maria de Lourdes Lopes de Oliveira; o bibliotecário, Valmir Lyrio Júnior, e os professores de história, português e matemática, respectivamente, Romullo Carneiro Antunes, Márcia Sabadini e Maria das Graças Gonçalves.

A escola Professor Darcy Ribeiro tem cerca de 300 alunos e, juntamente com a UMEF Arthur da Costa Silva, em Cariacica, foi escolhida para receber o Programa TJC.

Sobre o TJC
O Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) é uma iniciativa de construção de cidadania da Anamatra. O Programa incentiva magistrados, membros do Ministério Público, advogados e professores a disseminar noções básicas de direitos fundamentais em escolas públicas do país. Nos estados, o TJC é realizado pelas Amatras locais e parceiros. Desde sua criação, em 2004, o Programa beneficiou mais de 80 mil alunos e jovens trabalhadores em diversas partes do país.

 

*Com informações da Amatra 17 e foto de Cristina Fagundes